sábado, 1 de fevereiro de 2014

Etapa 07 - ELETRICIDADE APLICADA E EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS AA

1ª AA

 QUESTÃO: 1

Assinale a alternativa que contém o valor do campo magnético em Tesla, de um fio retilíneo de 1m que faz um ângulo de 30º com o campo, sendo este percorrido por uma corrente de 25A com uma força magnética de 10mN.


Resposta Correta 0,8 mT
10 mT
1,6 mT
0,8 T
0,4 mT

2ª AA

 QUESTÃO: 1

Um motor CC possui uma resistência de armadura 0,25 e uma queda de tensão nas escovas de 3V, com uma tensão aplicada de 127 V na armadura. A corrente de armadura quando a fcem é 115 V é:


4,96 A
496 A
Resposta Correta 36 A
3,6 A
48 A

3ª AA
QUESTÃO 01 
Um motor de corrente contínua desenvolve um torque de 294 N.m acionando uma certa carga em seu eixo. Uma redução de 6% no seu fluxo de campo produz um aumento de 110% na sua corrente de armadura. Determine o torque que o motor produz nessa nova condição.

580,356 N.m
511,495 N.m
811,151 N.m
711,261 N.m
411,137 N.m
Resolução:

T=k.ϕ.IaT= 294*(0,94ϕ)*( 2,1 Ia)                    1  ϕ         1  Ia  T= 580,356N.m



4ª AA
QUESTÃO 01 
A tensão no rotor de um motor de indução é obtida da seguinte maneira: ( MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA)
Por indução devido o movimento relativo entre o campo magnético girante e os condutores do rotor
Pela alimentação do circuito do rotor por uma fonte de tensão contínua via retificadores
Pela alimentação do circuito do rotor por uma fonte de tensão alternada de 60 Hz
Por indução devido o movimento relativo entre o campo magnético girante e os condutores do estator
Pela alimentação do circuito do rotor por uma fonte de tensão contínua por baterias

4ª AA

 QUESTÃO: 1

No motor de indução o enrolamento de armadura se encontra no estator. Este tipo de máquina é de dupla excitação com as tensões possuindo as seguintes formas de ondas na armadura e no circuito do rotor: (MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA)



tensão contínua na armadura e tensão contínua no rotor
tensão alternada na armadura e tensão contínua no rotor
tensão contínua na armadura e tensão pulsada no rotor
tensão contínua na armadura e tensão alternada no rotor
Resposta Correta tensão alternada na armadura e tensão alternada no rotor


6ª AA

 QUESTÃO: 1

Marque com V as alternativas corretas e com F as afirmativas falsas e depois escolha a alternativa correta entre as alternativas disponíveis.
( V ) motores de indução monofásicos são geralmente construídos  com potência abaixo de 1 CV
( V ) motores universais não pertencem à categoria dos motores de indução monofásicos
( V ) motores de indução de indução monofásicos possui rotor semelhante ao rotor de motores de indução trifásico de gaiola de esquilo
( V ) O enrolamento de armadura do motor de indução monofásico encontra-se no estator
( F ) Motor de indução monofásico apresenta torque de partida mesmo quando construído somente com o enrolamento principal



VVVVV
VVVFF
Resposta Correta VVVVF
VFVVF
FVVVF


6ª AA - QUESTÃO 01 
Motores de indução monofásicos necessitam de dois enrolamentos para apresentarem torque de partida. Por essa razão os motores de indução monofásicos são construídos com um enrolamento principal e um enrolamento auxiliar. Construtivamente em relação a esses dois enrolamentos do motor de fase dividida pode-se afirmar corretamente que:

o enrolamento auxiliar possui baixa resistência e baixa reatância
o enrolamento auxiliar possui baixa resistência e elevada reatância
o enrolamento auxiliar possui elevada resistência e baixa reatância
o enrolamento auxiliar possui elevada resistência e alta reatância
Os dois enrolamentos apresentam altíssima impedância

7ª AA

7ª AA
7ª AA

 QUESTÃO: 1

Em relação à máquinas síncronas geralmente o enrolamento de armadura é construído no estator e o enrolamento de campo no rotor. O enrolamento de campo é construído no rotor por um dos motivos abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis:

diminuir o escorregamento da máquina em regime permanente
magnetizar o entreferro da máquina
Resposta CorretaFacilitar a isolação do enrolamento da armadura
aumentar a rotação da máquina síncrona geradora
evitar a motorização do gerador



8ª AA

 QUESTÃO: 1

O rotor das máquinas síncronas pode ser de polos salientes ou de polos lisos. As máquinas de polos salientes são utilizadas em usinas hidrelétricas. Geralmente possuem grande número de polos e pequeno comprimento de eixo axial. As máquinas de polos lisos ao contrário possuem grande eixo axial e poucos polos. São geralmente acionadas por turbinas à vapor.  Marque a alternativa correta em relação a máquinas síncronas entre as alternativas abaixo:

As máquinas elétricas acionadas por turbinas a vapor possuem polos salientes e giram em baixa velocidade
As máquinas elétricas de alta potência acionadas por turbinas a vapor possuem armadura rotativa
As máquinas elétricas acionadas por turbinas hidraúlicas possuem polos lisos e giram em alta velocidade
As máquinas elétricas acionadas por turbinas hidraúlicas possuem polos salientes e giram em altissimas velocidades
Resposta CorretaAs máquinas elétricas acionadas por turbinas hidraúlicas possuem polos salientes e giram em baixa velocidade




9ª AA - QUESTÃO 01

Em relação aos motores síncronos pode-se afirmar corretamente que:

( ) seu fator de potência deve ser corrigido pelo uso de banco de capacitores em paralelo com o motor.
( ) O enrolamento de armadura é alimentado com tensão contínua e o enrolamemto de campo com tensão alternada.
( ) Normalmente apresentam custo operacional alto e rendimento baixo
(X) O torque eletromagnético desenvolvido sustenta a rotação do motor.
( ) Aumentando a carga aplicada em seu eixo a velocidade do motor diminui


9ª AA QUESTÃO: 1

Em relação aos geradores síncronos podemos afirmar corretamente que:       

( ) A tensão gerada pelos geradores síncronos possuem forma de onda contínua      

( ) O fluxo magnético produzido pelas correntes da armadura é estacionário    

( ) A rotação da máquina síncrona é sustentada pelo torque eletromagnético desenvolvido    

(x) O  torque eletromagnético desenvolvido se opõe a rotação  da máquina       

( ) o rotor da máquina gira abaixo da velocidade síncrona devido o escorregamento

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